terça-feira, 11 de outubro de 2011

ELETRICITÁRIOS EM GREVE DE POUCOS EFEITOS - ATÉ AGORA

A grande imprensa de Belém deu pouca divulgação, mas o fato é que os trabalhadores do setor elétrico do Pará estão em greve desde a primeira hora de hoje. A adesão é parcial, mas um piquete, na manhã de hoje, fechou os portões de acesso à sede da Rede Celpa, na Avenida Augusto Montenegro, chegou a gerar conflito entre as partes.

O movimento é puxado pelo Sindicato dos Eletricitários do Pará (Sindelpa), que é acusado de não ter legitimidade nem legalidade para representar a categoria - o Sindicato os Urbanitários seria a entidade legalmente credenciada para isso. Nos bastidores, apenas mais uma disputa entre a chapa branca Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a mais nova entidade do tipo, criada em 2007.

Por enquanto, a greve não gerou nenhum transtorno aos consumidores, e é provável que não chegue a esse ponto. Mas, com eleições à vista e considerando que muitos dirigentes sindicais usam esses movimentos como trampolim para os cargos eletivos, é bom ficar de olho.

O Sindelpa anuncia que a greve é por tempo indeterminado.

Nenhum comentário: