quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ALDO REBELO AFIRMA QUE MINISTÉRIO NÃO MAIS FARÁ CONVÊNIO COM ONG'S

Novo ministro começa bem, mas precisa afastar todos os servidores que gerenciavam os convênios denunciados - no mínimo!

Horas após ser confirmado como novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC doB-SP) afirmou, nesta quinta-feira, que vai fazer mudanças na pasta e que não pretende mais realizar convênios de nenhum programa do ministério com ONGs.

Segundo Rebelo, a presidente Dilma Rousseff o deu a responsabilidade de montar a nova equipe. Ele disse, no entanto, que ainda não pensou em nomes.

"Recebi da presidente Dilma a demonstração de confiança e a responsabilidade de montar a minha equipe para dirigir o ministério. As mudanças serão anunciadas de acordo com as consultas que vou realizar para estruturar a equipe que trabalhará comigo no ministério (...). Certamente que haverá mudanças e certamente as competências que lá estão poderão mudar simplesmente por escolha pessoal, escolha técnica. Mas isso não significa a condenação de ninguém", disse.

"Os convênios com as prefeituras continuam. Não vamos acabar com o Segundo Tempo. A intenção é acabar com os convênios com as ONGs, em qualquer programa. Não acabar com os programas. Continuaremos fazendo [os convênios] com as prefeituras, com os órgãos públicos", disse.

O novo ministro não confirmou, porém, a suspensão dos convênios que já estão em andamento. E disse que todas as investigações na pasta devem continuar.

"As ações do Ministério Público, da Polícia Federal, Tribunal de Contas, dos órgãos de controle, todas elas terão curso com apoio e ajuda ministério."


PS: Pra início de trabalho, é correta a decisão de Aldo Rebelo, ainda que eu acredite no trabalho de ONG's sérias, que trabalham de maneira honesta, que chegam aonde as mãos do Estado não alcançam. Mas, por conta da pouca - ou nenhuma - vergonha com que os convênios eram usados para desviar recursos do Erário, dar um tempo em novos contratos com essas entidades é sinal de prudência.

Mas não apenas isso: é preciso fazer a mesma limpeza que foi feita no Ministério dos Transportes e no Dnit. E logo! As denúncias existentes demonstram que pelo menos parte dos homens de confiança de Orlando Silva estava em conluio com o desvio e dinheiro do Ministério.

Em respeito e por crença na República, boa sorte ao novo ministro!

Nenhum comentário: