domingo, 25 de setembro de 2011

MUTIRÃO: CNJ E TJE/PA AGILIZAM JULGAMENTO DE CRIMES NO CAMPO

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Pará (TJ/PA) começaram, neste domingo, uma força-tarefa para julgar casos de homicídios decorrentes de conflitos no campo. A região tem um histórico de problemas relacionados à disputa de terras. O objetivo dessa medida é reduzir o número de crimes ligados a questões fundiárias sem solução no estado.

Durante 15 dias, o mutirão vai mobilizar o Ministério Público, a Defensoria Pública, oficiais de Justiça, advogados e todas as partes envolvidas nos processos. A expectativa do CNJ é julgar pelo menos um processo por dia, dando prioridade a episódios emblemáticos. O primeiro caso a ser julgado durante o mutirão será a chacina da Fazenda Ubá, ocorrida no sul do Estado, em 1985. 

Na ocasião, 17 trabalhadores foram assassinados e tiveram casas queimadas por pistoleiros por causa de disputas por terra. O caso chegou a ser levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA). As informações são da Agência Brasil.

Nenhum comentário: