sábado, 10 de setembro de 2011

COMEÇARAM AS HOMENAGENS ÀS VÍTIMAS DO TERRORISMO NOS EUA

As cerimônias em homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 começaram neste sábado, em Shanksville, localidade a 200 quilômetros da capital do estado da Pensilvânia, Harrisburg. O sentimento de orgulho dos americanos superou o clima de pesar e do senso de alerta pela possibilidade de um novo ataque terrorista. 

Centenas de pessoas se reuniram para lembrar a heróica iniciativa dos 40 passageiros do voo 93 da United Airlines que, ao saber dos atentados ao World Trade Center, decidiram lutar contra os terroristas em seu avião, antes que eles atingissem outro alvo americano. Como resultado, em vez de acertar a Casa Branca ou o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, a aeronave caiu em um campo desabitado. Todos a bordo morreram. O vice-presidente Joe Biden representou o presidente Barack Obama na ocasião.

O clima dos discursos oficiais teve um tom emocionado. Com voz amena e olhos baixos, George W. Bush, presidente à época dos atentados, usou parte de seu discurso para reconstruir o ocorrido dentro da aeronave. “Quando a democracia americana estava ameaçada, os 40 passageiros tomaram sua decisão votando. Sua determinação lhes custaria a vida e eles sabiam isso. Muitos ligaram para suas famílias para se despedir. E, com sua coragem, eles venceram a primeira batalha da guerra contra o terrorismo”, narrou. “Nós todos temos a obrigação de servir a uma causa maior do que nós mesmos, os passageiros do voo 93 deram o exemplo. Os Estados Unidos nunca esquecerão que nesse campo da Pensilvânia aconteceu um dos atos mais corajosos da história americana”.

Nenhum comentário: