terça-feira, 27 de setembro de 2011

AMAZÔNIA TERÁ AGENDA PRÓPRIA PARA A RIO+20

Organizações não governamentais, movimentos sociais, ambientalistas, representantes de empresas e povos tradicionais da Amazônia apresentaram, hoje, na capital paraense, as demandas da região para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Rio+20, evento que o Brasil vai sediar em junho de 2012.

O grupo listou 24 propostas para inserir a Amazônia na economia verde, tema chave da conferência. As propostas, definidas no Seminário Regional sobre Economia Verde na Amazônia: Amazônia Rumo à Rio+20, partiram de eixos temáticos como a inclusão social, a regularização fundiária e o debate sobre grandes obras de infraestrutura na região.

Entre as prioridades apontadas, estão a necessidade de promoção do acesso à informação na Amazônia, a elaboração de um plano estratégico “ecológico-econômico” para gestão de áreas protegidas, um sistema de regularização fundiária transparente e com controle social e a efetiva implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a região que já existem, mas não são colocadas em prática, segundo os participantes do evento.

Nenhum comentário: