quarta-feira, 17 de agosto de 2011

POPULAÇÃO MUNDIAL ULTRAPASSARÁ 7 BILHÕES NESTE ANO

A população mundial superará a barreira dos 7 bilhões de pessoas em 2011, sendo a África o continente que mais cresce, segundo estudo bianual que será publicado esta quinta-feira pelo Instituto Francês de Estudos Demográficos (Ined).

Segundo o relatório, a população mundial levou 12 anos para chegar aos 7 bilhões, depois de superar os 6 bilhões em 1999. De acordo com as projeções do Ined, a Terra terá 8 bilhões de pessoas em 2025.

Este ano, o crescimento se estabilizará durante um século, situando-se entre 9 e 10 bilhões de pessoas, segundo o Ined - que faz seus estudos em paralelo aos da ONU, o Banco Mundial e outros institutos nacionais.

Em 2011, o crescimento demográfico mundial cairá 1,1%, visto que contrasta com o aumento de 2% alcançados há 50 anos, segundo o estudo.

A desaceleração do crescimento responde à diminuição da taxa de fecundidade mundial, que caiu a uma média de 2,5 anos por mulher contra cinco filhos em 1950.

O Ined destaca as enormes diferenças entre alguns países, como por exemplo no Níger (sete filhos por mulher) frente a Taiwan (com taxa de 0,9).

A África é o continente onde o crescimento demográfico continuará em clara ascenção, principalmente na zona subsaariana, assim como uma parte da Península Arábica e as regiões que vão do Afeganistão ao norte da Índia.

Nenhum comentário: