segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FERIADOS DESNECESSÁRIOS

Adesão do Pará à Independência. Este é o motivo do feriado de hoje, um feriado sem sentido, desnecessário.

Na semana passada, em enquete realizada entre moradores de Belém, transeuntes na Praça da República, 88% destes não souberam dizer a razão do feriado. Exatas 126 pessoas foram consultadas. Sem sentido, este é um feriado que não mais deveria existir. Mas não apenas este.

Os de cunho religioso, como Corpus Christi e Nossa Senhora Aparecida, são nacionais. Nestes, o Brasil todo pára, deixa de trabalhar, não se faz nada, nadinha; não se celebra nada, não se relembra nada. Apenas as cidades que têm a santa como padroeira, como Aparecida, no interior de São Paulo, onde está seu templo principal, há celebrações, milhares de turistas vão ao templo, participam de missas, etc. No Corpus Christi, nada, com exceção de cidades como Capanema, no nordeste do Pará, que tem uma celebração tradicional. No resto, nada!

Esses feriados religiosos faziam sentido no passado, quando a religião estava no cotidiano das pessoas. Hoje, a sociedade está cada vez mais laica e as pessoas, mais independentes das regras e dos valores religiosos. Deveriam ser suprimidos.

PS: Hoje, nenhum evento oficial ou oficioso aconteceu em Belém para relembrar o ato de adesão do Pará à Independência. Ah, e ainda há um detalhe: o ato teria sido assinado no dia 16 de agosto de 1923, e não dia 15. E mais: na verdade, não houve uma adesão, mas uma anexação forçada, já que o Pará se recusava a fazer parte da nova Nação.

De que vale, então, manter este feriado?

Nenhum comentário: