quinta-feira, 16 de junho de 2011

TAPAJÓS, JÁ!!


Esta é a caverna da Pedra Pintada, no Parque Estadual Monte Alegre (Pema), no Oeste do Pará, onde foram encontradas as marcas mais antigas da presença humana na Amazônia, algumas com 11.200 anos. 

O Pema foi criado em 2001 e desde então se encontra abandonado. Seu plano de manejo está pronto há quatro anos, mas até hoje nenhuma ação nele prevista foi implantada, inclusive obras de recepção ao turismo e de proteção ao rico acervo arqueológico. O plano de manejo está engavetado na Paratur. 

Enquanto isso, sem fiscalização e nenhum controle, centenas de turistas e curiosos entram no Pema a qualquer hora e de lá levam "lembranças", destruindo partes do seu acervo. Várias pinturas rupestres estão danificadas.

Os "planos estaduais de desenvolvimento do turismo" são anunciados no início de cada novo governo estadual, mas, efetivamente, nada de relevante acontece. Até um "pólo Tapajós" foi criado, mas as ações, sob a batuta da Paratur, não passam de Santarém. Alenquer, Oriximiná, Óbidos, Itaituba, entre outros municípios, também possuem belos atrativos naturais e acervos histórico-culturais, mas não recebem nenhuma ação efetiva de incentivo ao turismo como alternativa ao desenvolvimento. Enquanto isso, Belém e a região costeira concentram os investimentos.

Este é o Pará que as elites políticas de Belém e redondezas querem manter "unido e forte". 

Blebiscito, JÁ!! Tapajós, SIM!!

Um comentário:

DaniBoy disse...

Caríssimo PITEIRA, concordo com voce nessa questão. Existem muitos outras belezas naturais e históricas em outros municípios do oeste paraense sim, e que estão no esquecimento por parte da PARATUR. Mas a negligencia não é só do estado não. aqui em monte Alegre temos que educar nossos políticos e a população geral para a importancia de uma secretaria de turísmo, esporte e lazer mais forte e organizada e não essa que está aí. o atual secretário é um brincalhão isso sim. Lá em oriximiná nós lutamos para incluir os principais eventos municipais no calendário estadual e nacional, como O FEMPO (Festival da Musica Popular de Oriximiná), o TOPE (Torneio de Pesca Esportiva), o Festival do Tucunaré, A EXPOFAMA (Exposição Feira Agropecuária do Medio Amazonas) entre outrso. Conseguimos graças á uma política forte e representativa. O nosso carnaval tem o apoio da secretaria de cultura, o nosso futebol tem o apoio da secretaria de esporte. e por aí vai. E não adianta vir com essa de que lá tem dinheiro pq o que nós conseguimos foi com o suor do secretário ADELSON, meu amigo, e que nem político é. Mas sabe da importancia do fortalecimento de uma secretaria como esta, para a geração de renda e para a formação cidadã. aqui em monte alegre, precisamos de pessoas mais técnicas e responsáveis para comandar projetos como este. É uma questão para ser debatida mais à fundo e levada ao prefeito.
Abraço!