quinta-feira, 16 de junho de 2011

SINJOR FAZ ATO EM DEFESA DO DIPLOMA DE JORNALISTA


O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-Pará) promove, nesta sexta-feira, um ato público em defesa da obrigatoriedade do diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão. Amanhã, completa-se dois anos que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a exigência do diploma. A manifestação terá início às 9h, na esquina da Avenida Generalíssimo Deodoro com a Rua Domingos Marreiros, próximo à sede da Justiça Federal. 

Líderes sindicais de outras categorias da comunicação, como radialistas, gráficos e publicitários estarão presetes. A Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará (Aclep) e de outros segmentos de trabalhadores, como médicos, urbanitários e farmacêuticos, também confirmaram presença no protesto. 

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), a vereadora de Belém Vanessa Vasconcelos (PMDB) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, também vão participar.

Os jornalistas distribuirão mingau de milho aos pedestres e motoristas no semáforo com o objetivo de pedir apoio aos Projetos de Emenda Constitucional nº 33/09 e nº 386/09, em trâmitação no Senado e na Câmara Federal, nessa ordem, que objetivam restituir a exigência do diploma.

A presidente do Sinjor-PA, Sheila Faro, explica que a luta pela qualificação profissional e a qualidade da informação vai além do interesse dos jornalistas. Os manifestantes pedirão às pessoas que cobrem dos deputados federais e dos senadores nos quais votaram na eleição passada o apoio para a aprovação das PECs.

O sindicato já conversou sobre o assunto com os senadores Mário Couto (PSDB), Marinor Brito (PSOL) e Flexa Ribeiro (PSDB), e também como os deputados Beto Faro (PT), Elcione Barbalho (PMDB), Dudimar Paxiúba (PSDB), Wladimir Costa (PMDB) e Cláudio Puty (PT).

Os jornalistas estão organizados nacionalmente, através da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), na defesa da aprovação dos projetos. "A informação com qualidade é garantia de exercício de democracia", completa a dirigente.

Na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Edmilson Rodrigues apresentou um projeto de lei que exige o diploma de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para concursos públicos para o quadro efetivo em cargos voltados para jornalista no Estado. A iniciativa vai ao encontro da campanha nacional pela qualificação profissional da categoria.

Na Câmara Municipal de Belém, a vereadora Vanessa Vasconcelos, que também é jornalista, tem um projeto idêntico para a esfera do município.

Nenhum comentário: