segunda-feira, 6 de junho de 2011

PALOCCI: DILMA PEDIU CONSELHOS A LULA SOBRE O QUE FAZER

Às voltas com a crise provocada pelas denúncias contra seu principal ministro, o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a presidente Dilma Rousseff decidiu pedir conselhos justamente a quem, em seus mandatos, vivenciou uma sequência de escândalos envolvendo ocupantes do cargo: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

No domingo, Dilma e Lula conversaram pelo telefone sobre o futuro de Palocci. O teor da conversa obviamente não foi divulgado. Mas as reações do ex-presidente em casos semelhantes, durante sua gestão, mostram a tendência de preferir desfazer-se do ministro a deixar que a crise contamine o restante do governo.

A quem analisa o histórico recente do cargo, o comando da Casa Civil parece amaldiçoado. Os quatro últimos integrantes da pasta enfrentaram turbulências no cargo. Dois foram demitidos, Palocci ainda tenta se equilibrar, e apenas um escapou da degola - justamente Dilma Rousseff, que deixou a pasta para se tornar a candidata vitoriosa do PT à Presidência. A maldição, no caso, parece associada ao modelo de atuação da pasta. Desde que tornou-se eminentemente política, há alguns anos, a vaga é ocupada por quadros de confiança do presidente, com a obrigação de negociar cargos em funções estratégicas e costurar alianças. Com tanto poder, o ministro atrai para si todos as atenções, o que o coloca, sempre, sob constante vigilância.

O pioneiro em crises na Casa Civil foi José Dirceu, precursor também da imagem de super-ministro. No início do primeiro mandato petista, Dirceu mandava e desmandava em Brasília, até que seu assessor Waldomiro Diniz foi flagrado pedindo propina a um empresário do ramo de jogo do bicho. Diniz foi demitido e o problema apenas respingou no ministro.

Em 2005, porém, o poder de Dirceu não resistiu ao escândalo do mensalão. O esquema milionário de desvio de verba pública para comprar a fidelidade de parlamentares aliados e abastecer suas campanhas eleitorais foi a cartada final. Mesmo negando a existência do esquema, Lula demitiu o ministro para salvar o governo. Mais tarde, Dirceu teve o mandato de deputado federal cassado e os direitos políticos suspensos, o que não o impediu de seguir com forte influência nos bastidores, como um dos maiores lobistas do país.

Para ler mais, http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/

Nenhum comentário: