quinta-feira, 16 de junho de 2011

ORÇAMENTOS DA COPA 2014 E OLIMPÍADAS EM SEGREDO TOTAL

O governo federal quer manter em segredo orçamentos feitos pelos próprios órgãos da União, de Estados e municípios para as obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada do Rio em 2016.

A decisão foi incluída de última hora no novo texto da medida provisória 527, que cria o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), específico para os eventos. Com a mudança, não será possível afirmar, por exemplo, se a Copa 2014 estourou ou não o orçamento.

O Ministério das Relações Institucionais disse à Folha que o caráter sigiloso do orçamento estava "implícito" no texto anterior e que a mudança ocorreu para deixar a redação "mais clara".

O texto básico da medida foi aprovado, na noite de ontem, pela Câmara dos Deputados. A proposta ainda pode ser modificada, pois os destaques ficaram para ser apreciados apenas no fim do mês.

O regime proposto permite acelerar a construção de estádios e outros itens de infraestrutura para a realização dos dois eventos esportivos. Deputados oposicionistas têm reclamado da medida provisória alegando que abre brecha para "corrupção". 

Fonte: Agênci Folha 

PS: Estou com a incômoda e desagradável sensação de estar revivendo os governos da Ditadura Militar, que nos impôs o silêncio e manteve a sociedade brasileira sem acesso às informações das obras da época.


Quanto custaram as obras da Transamazônica e Santarém-Cuiabá? Ninguém sabe! E da Belém-Brasília? Ninguém sabe! E as obras do cais de arrimo de Santarém? Ninguém sabe!

E precisou o PT assumir o governo federal para voltarmos a ser mantidos à margem das informações sobre as obras públicas!

Nenhum comentário: