quarta-feira, 22 de junho de 2011

IBAMA EMBARGOU 3,2 MIL HECTARES DE ÁREAS DESMATADAS

O Ibama aplicou R$ 17,1 milhões em multas e embargou 3,2 mil hectares de áreas ilegalmente desmatadas em Anapu, Pacajá, Novo Repartimento, Altamira e Portel, no sudoeste e centro-oeste do Pará. As ações ocorreram durante a operação Parakanã, que percorreu os municípios entre 28 de abril e 14 de junho, com o objetivo de combater o desmatamento na região. 

Além das multas e embargos, foram apreendidos 158 m3 de madeira em tora, 130 m3 do produto serrado, 11 maquinários de duas serrarias clandestinas (serras-fitas, serras-circulares, etc), três tratores, duas motosserras e duas armas.

Os alvos dos agentes eram as áreas desmatadas indicadas pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolvido com apoio do Ibama e Ministério do Meio Ambiente, que monitora o bioma por meio de análise de imagens de satélite.

No total, os agentes confirmaram em campo 58 áreas desflorestadas, a maioria delas em Pacajá, no sudoeste paraense. Com 840 hectares de florestas destruídas na primeira quinzena de junho, segundo estimativa do Deter, o município lidera no momento os índices de desmatamento no estado. 

Nos próximos dias, o Ibama retorna à região para a operação Parakanã II.

Fonte: Ascom/Ibama

Nenhum comentário: