quarta-feira, 15 de junho de 2011

CHANCELER RESPONSABILIZA LULA PELA LIBERTAÇÃO DE TERRORISTA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o responsável pelo ex-ativista italiano Cesare Battisti não ser extraditado para a Itália, disse, hoje, o ministro das Relações Exteriores do país, Franco Frattini.

"Quem errou foi única e exclusivamente o então presidente Lula, que cometeu um erro gravíssimo", disse Frattini à TV estatal italiana.

O ministro afirmou que o governo italiano vai apresentar argumentos jurídicos claros à Corte Internacional de Haia, onde pretende recorrer da sentença do Supremo Tribunal Federal.

A liberação de Battisti, no dia 8 de junho, provocou duras reações das autoridades e de parentes de vítimas de extremismo na Itália.

Antes de levar o caso a Haia, o governo italiano pretende recorrer ao Comitê de Reconciliação até o dia 25 de junho. O comitê foi criado com base no tratado entre a Itália e o Brasil, assinado em 1954, e tem um prazo de quatro meses para emitir um parecer sobre o caso.

Se este recurso não for aceito, o governo italiano poderá então recorrer à Corte Internacional. "Levaremos argumentos claros, a partir da evidente violação do tratado bilateral", disse o chanceler italiano.

Franco Frattini negou que a decisão brasileira possa ter tido relação com uma fraca influência da Itália no atual cenário político internacional. O ministro defendeu o governo italiano, acusado de não ter feito pressão sobre as autoridades brasileiras.

"Este caso não devia ser resolvido com pressões políticas, mas sim no respeito pelo direito internacional e do Tratado Itália-Brasil", disse. "Talvez outros países estejam acostumados a fazer frequentes pressões políticas. Nós não", completou.

O ex-ativista político foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana, acusado de participação em quatro assassinatos entre 1977 e 1979, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Ele nega as acusações.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário: