quarta-feira, 8 de junho de 2011

BOA NOTÍCIA: CRIANÇAS E JOVENS ESTÃO LENDO MAIS

Esta é uma notícia das boas, que nos estimula a acreditar que investir no aprendizado correto da leitura e da escrita faz bem à saúde e à inteligência do brasileiro, ainda que o Ministério da Educação diga o contrário e jogue na lata do lixo e na vala da ignorância milhões de reais dos impostos pagos pelos brasileiros.

Veja só: a criança e o adolescente brasileiros estão lendo mais. Esse foi o diagnóstico traçado, hoje, no 2º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, realizado dentro do 13ª Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro.

De acordo com pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), do total de 12 mil títulos novos lançados no país em 2010, cerca de 2,5 mil foram direcionados a crianças e adolescentes. “A própria produção é uma comprovação de que as nossas crianças e jovens estão lendo mais”, afirmou à Agência Brasil a diretora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Ísis Valéria Gomes.

Para o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Ednilson Xavier, a tendência é que o hábito da leitura do público infantojuvenil seja crescente. “Não tenha dúvida. Há, nesse aspecto, a constatação do mercado editorial de que os livros nessa área, a cada ano, se tornam mais atrativos”.

Na opinião de Ísis Valéria Gomes, o hábito da leitura é fundamental não só para ampliar o conhecimento mas, inclusive, para a formação da cidadania. “A criança que começa a ler desde pequena segue lendo depois. Não existe postura cidadã sem que você seja um leitor”.

Fonte: Redação do blog e Agência Brasil

Nenhum comentário: