quarta-feira, 15 de junho de 2011

AHE BELO MONTE VAI GANHAR NOVOS SÓCIOS

O presidente da empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), Carlos Nascimento, disse à Agência Brasil, hoje, que a definição sobre as novas empresas que vão entrar na composição societária do consórcio deve sair até a primeira quinzena de julho. Ele confirmou a saída das construtoras Cetenco, Contern, Galvão, Mendes Júnior e Serveng, que têm 1,25% de participação no empreendimento cada, e da J. Malucelli, que tem 1%.

“Temos que definir isso com uma certa rapidez, porque, se tivermos uma empresa de primeira linha no lugar de uma dessas empresas, isso melhora o rating no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Então, as taxas que ele vai cobrar no financiamento serão mais atrativas porque as empresas têm mais capacidade”, disse Nascimento. 

A composição societária da empresa responsável por Belo Monte já sofreu mudanças recentemente: a Bertin, que tinha 9% de participação, foi substituída pela Vale.

Nascimento participou, hoje, de audiência pública da Subcomissão Temporária do Senado, criada para acompanhar a execução das obras de Belo Monte.

Segundo ele, todas as condicionantes do empreendimento estão sendo cumpridas no prazo correto, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trabalhou de forma correta no processo de licenciamento da obra. “Se a licença tivesse sido concedida no ano passado, como estava sendo dito, teria sido uma excrescência, pois não tinha os estudos, sem isso seria uma irresponsabilidade”, avaliou.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário: