terça-feira, 10 de maio de 2011

POBREZA É TRÊS VEZES MAIOR ENTRE PARDOS OU NEGROS

A população pobre que se declara parda ou preta é quase o triplo da que se declara branca, de acordo com dados do Censo 2010 divulgados nesta terça-feira.

Na semana passada, o governo federal definiu o critério para o limite da miséria - renda de até R$ 70 por mês - e divulgou que 16,2 milhões de pessoas se encaixam nele. Hoje, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a cor ou raça declarada deste grupo de pessoas.

De acordo com os dados, 4,2 milhões dos brasileiros pobres se declararam brancos e 11,5 milhões pardos ou pretos - isso significa que o número de pobres pardos ou pretos é 2,7 vezes o número de brancos. 

A nomenclatura para designar cor e raça (branca, preta, parda, amarela e indígena) é a utilizada oficialmente pelo IBGE.

A pesquisa revelou que, pela primeira vez, o percentual de brasileiros que se declararam brancos caiu abaixo da metade: 47,7%. Mais pessoas passaram a se declarar pretas (7,6%) e pardas (43,1%) ao IBGE. Juntas, representam 50,7% da população. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/913919

Nenhum comentário: