terça-feira, 24 de maio de 2011

LÍDERES EXTRATIVISTAS ASSASSINADOS EM NOVA IPIXUNA

Um casal de extrativistas, líderes do Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, foi assassinado, na manhã de hoje, na comunidade de Maçaranduba, a 50 quilômetros do município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará.

Maria do Espírito Santo da Silva e José Claudio Ribeiro da Silva eram nativos da região e integrantes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), organização não governamental (ONG) fundada por Chico Mendes.
O diretor da Regional Belém do CNS, Atanagildo Matos, afirmou que o casal já havia sido ameaçado diversas vezes. Ambos eram bastante ativos dentro do projeto desde sua criação, em 1997, e já tinham presidido a associação de moradores da comunidade.

Segundo Matos, eles fizeram inúmeras denúncias à Polícia Federal, ao Ministério Público e a órgãos federais, como o Ibama e o Incra, sobre as irregularidades ambientais cometidas na região, como extração ilegal de madeira, e isso motivou diversas inimizades.

Matos afirmou que Maria e José Cláudio morreram após cair em uma emboscada. O CNS já formalizou um pedido para que a Polícia Federal investigue o assassinato. "É muito dolorido, era um casal muito querido, muito prestativo. A gente está muito desfalcado, a situação está muito complicada", disse o diretor regional, ainda abalado pela notícia.

Segundo nota divulgada pelo CNS na tarde de hoje, as ameaças contra a vida do casal de extrativistas começaram por volta de 2008. De acordo com familiares, desconhecidos rondavam a casa de Maria e José Cláudio, geralmente à noite, disparando tiros para o alto. Algumas vezes, chegaram a alvejar animais da propriedade do casal.

O Projeto de Assentamento Agroextrativista (Paex) Praialta-Piranheira se situa na margem do lago da hidrelétrica de Tucuruí e possui atualmente uma área de 22 mil hectares, onde se encontram aproximadamente 500 famílias. Além do óleos vegetais, o açaí e o cupuaçu, frutas típicas da região, garantem a renda de muitas famílias.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: