domingo, 15 de maio de 2011

GULLIVER CONTRA OS LILIPUTIANOS

Em menos de uma semana, coincidindo com a decisão da Câmara Federal de aprovar a realização de plebiscitos para ouvir a população sobre a criação dos estados do Tapajós e Carajás, o governo do Estado anunciou obras e serviços para as regiões oeste, sul e sudeste do Pará, justamente as que estão em mobilização pela emancipação política.

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) anunciou a realizações de obras de restauração em rodovias estaduais no sul e sudeste do Pará. 

Na quinta-feira passada, os municípios de Belterra e Santarém foram beneficiados com o V Workshop Prodetur – Projetos Prioritários para os Pólos Belém, Tapajós e Marajó. Os dois municípios se destacam entre os que integram o Tapajós.

No caso do Prodetur, o evento incluiu apresentação das ações prioritárias do programa voltadas ao pólo Tapajós, destacando as que estão em execução pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), entre elas a avaliação ambiental estratégica do pólo, projetos de infraestrutura, fortalecimento da gestão de turismo e criação do Banco de Dados do Turismo no Pará.

Os agentes do governo vão dizer, claro, que a restauração das rodovias estaduais e as ações votadas ao desenvolvimento do turismo já estavam planejadas, que estas não tem nada a ver com a mobilização política para a emancipação.

Claro, nada a ver! Tudo não passa de paranóias irrefreáveis de separatistas com mania gulliverianas, mas vistos como frágeis liliputianos - ou o velho olhar da poderosa metrópole às suas colônias.

Essa história teve um final, claro. Não será nada mal ver história imitando a arte!

Nenhum comentário: