segunda-feira, 25 de abril de 2011

SACOLAS PLÁSTICAS COM OS DIAS CONTADOS, INCLUSIVE EM BELÉM

O governo de São Paulo pretende reduzir drasticamente o uso de sacolas plásticas nos supermercados, através de um convênio com a Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Em entrevista ao programa "Ciranda da Cidade", o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, afirma que as negociações devem ser concluídas nos próximos dias. Segundo ele, o Estado terá um papel importante no trabalho de conscientização dos consumidores. 

O vice-presidente da Apas, Orlando Morando, diz que os clientes terão opção de comprar caixas de papelão ou sacolas plásticas retornáveis para o transporte das compras.

Em Belo Horizonte, a prefeitura sancionou lei que proíbe o uso de sacolas plásticas feitas de derivados do petróleo. A cidade é a primeira capital do país a tomar uma medida como esta.

Agora, a única sacola permitida é feita de material orgânico, que se decompõe com mais facilidade. Feito de amido de milho ou fibra de cana de açúcar, as sacolas biodegradáveis viram adubo quatro meses depois de descartado. O consumidor que quiser embalar as compras terá que pagar R$ 0,19 por unidade.

Fonte: Agência Estado

PS: A cidade de Belém tem tudo para também estar entre as cidades de vanguarda ambiental no combate ao uso de sacos plásticos. Basta que os vereadores locais aprovem, e o prefeito local sancione, projeto de lei que torna obrigatória "a substituição das sacolas plásticas convencionais em ecológicas, na rede de supermercados no Município de Belém".

A iniciativa é da vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB). O projeto, já aprovado nas comissões técnicas por onde passou, aguarda votação final.

Nenhum comentário: