terça-feira, 19 de abril de 2011

RECEITA FEDERAL VAI FISCALIZAR MOVIMENTAÇÕES BANCÁRIAS

A Receita Federal vai iniciar uma fiscalização das movimentações bancárias. O objetivo da ação é alcançar contribuintes que declaram rendimentos muito inferiores aos valores registrados em suas movimentações bancárias. 

Contribuintes que não entregam a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física por se declararem 'isentos', mas que apresentam movimentação financeira incompatível com essa situação também serão fiscalizados pela Receita Federal.

Análise de extratos bancários obtidos por meio lícitos e verificação individual de transferências bancárias são alguns dos procedimentos de auditoria adotados pelo fisco federal. O órgão também vai solicitar ao contribuinte a comprovação da origem dos recursos movimentados em conta bancária.

Por meio destes procedimentos, a Receita Federal identifica, entre outras, a omissão de rendimentos pelas pessoas físicas e a utilização de contas bancárias de terceiros, fatosa que revelam indícios da prática criminosa de lavagem de dinheiro.

Contribuintes que aumentaram significativamente seu patrimônio, sem a devida comprovação do recebimento de rendimentos compatíveis com a variação patrimonial apresentada, estão, também, na mira da Receita Federal. Em alguns casos, essa variação incompatível pode representar o uso dos popularmente conhecidos 'laranjas' ou a prática de lavagem de dinheiro.

Fonte: Receita Federal

Nenhum comentário: