segunda-feira, 18 de abril de 2011

IDEFLOR DEFINE ÁREAS PARA CONCESSÃO FLORESTAL

O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) definiu as ações prioritárias para serem executadas entre os anos de 2011 a 2014. O documento vinha sendo elaborado desde o começo do ano e é voltado para as áreas estratégicas, que são: Gestão de Florestas Públicas, Reflorestamento e Cadeias Produtivas Florestais e ainda Extrativismo Florestal e Desenvolvimento das Populações Tradicionais. "Essa agenda vai ser o fio condutor do nosso trabalho pelos próximos anos", afirmou José Alberto Colares, diretor geral do Ideflor

Na área da gestão de florestas, a prioridade será a operacionalização das concessões de florestas em áreas públicas estaduais - Glebas Mamuru-Arapiuns e Flotas Paru, Faro e Iriri; regulamentação estadual da Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei nº 11.284/2006); a regulamentação e a operacionalização da exploração de serviços ambientais em florestas estaduais (Flotas); a implantação do Centro de Treinamento e Capacitação de Manejo Florestal. "No que diz respeito à concessão, o comprometimento inicial será com a licitação de 909,9 mil hectares de florestas até 2013" destacou Colares.

No âmbito do reflorestamento e cadeias produtivas florestais, as ações visam a implantação de rede certificada de produção de sementes e mudas de espécies nativas, para atender o mercado estadual de cultivo florestal e a recuperação de áreas alteradas. Além disso, o Ideflor ainda se compromete em implantar modelos agroflorestais de recuperação de áreas alteradas, em unidades familiares de produção, para o mercado bem como, nessa mesma linha, a implantação de projetos visando a recuperação de nascentes e matas ciliares.

Fonte: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: