quinta-feira, 28 de abril de 2011

BENEFÍCIO: MAIS DE 20% DOS PRESOS LIBERADOS NÃO RETORNARAM

Como aconteceu no ano passado, no ano anterior a este e também no anterior a este último, parte dos presidiários liberados temporariamente para passar a Páscoa com seus familiares não voltou.

Neste ano, dos 666 presos que foram beneficiados com a saída temporária, 139 não retornaram às casas penais na última segunda-feira, dia do encerramento da concessão. Isso representa quase 21% do total. O benefício, que é destinado aos presos com bom comportamento, é previsto em lei, porém, as formas de monitoramento do beneficiado no Pará ainda não são bem definidas.

Segundo informações da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), apenas 527 presos retornaram às casa penais depois do benefício em todo o Estado, número inferior ao mesmo período do ano passado. “Houve um aumento significativo de 8% de não retorno em relação ao ano passado. Esse ano, a média de não retorno ficou em 20% e, no ano passado, a média era de 10% a 12%”, afirma o superintendente do Sistema Penitenciário, major Francisco Bernardes.

Em Altamira e Paragominas, o prazo para o retorno só acaba hoje. Nestes municípios, 27 presos receberam o benefício da saída temporária.

Apesar do risco que o não retorno dos presos às cadeias pode representar para a sociedade, o major Francisco alega que cabe à superintendência apenas executar a determinação legal. “Fizemos todas as abordagens necessárias. A saída temporária é um teste previsto pela legislação para identificar como o preso se comporta no convívio social. O legislador deve ter pensado nesses riscos. Cabe a nós somente executar”.

Fonte: www.diariodopara.com.br e redação do blog 

PS: Os dados fornecidos pela Susipe demonstram que esse benefício precisa ser repensado. 

Noticiário televisivo, na semana passada, quando se iniciou o período do benefício da Semana Santa, informou que dois presidiários paulistas foram recapturados no mesmo dia da liberação deles, flagrados em novos crimes.

Nenhum comentário: