quarta-feira, 13 de abril de 2011

BELO MONTE: NORTE ENERGIA NEGA DENÚNCIA DO CDDPH

O presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento, contestou, hoje, as declarações feitas pelo Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) sobre a situação no local onde seá construído o empreendimento da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu (PA).

De acordo com Nascimento, um empreendimento de tal magnitude não pode trazer malefícios para a região afetada. “A construção dessa usina vai atender o país com energia e propiciar desenvolvimento para a região, trazendo melhores condições de vida para as populações indígenas e demais habitantes da região”, disse ele.

Segundo Nascimento, existem vários programas governamentais que estão em desenvolvimento para melhorar a vida da população no local, como o Luz para Todos, a construção de hospitais e escolas, além do apoio em atividades culturais

Após visita de integrantes do conselho ao local da obra, o vice-presidente do CDDPH, Percílio de Sousa Lima Neto, disse ter sido detectada uma situação de "ausência absoluta do Estado" no canteiro de obras onde será construída a usina. De acordo com o conselheiro, funcionários do consórcio arvoram-se em agentes do governo para coagir moradores a abrirem mão de suas propriedades em nome da construção da obra.

Nascimento negou que empregados da empresa estejam agindo em nome do governo. “Isso não existe. Todos os nossos funcionários têm um crachá com nome e número de matrícula. O que pode acontecer é que pessoas podem se apresentar como empregados da empresa no intuito de criar problemas ao empreendimento”, afirmou.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc .com.br

Nenhum comentário: