quarta-feira, 30 de março de 2011

TRABALHADORES RURAIS LIBERAM TRANSAMAZÔNICA

Os trabalhadores rurais de cinco municípios da região sudoeste do Pará liberaram a rodovia BR-230, a Transamazônica, que estava interditada desde, a madrugada de ontem, no distrito de Miritituba, município de Itaituba, no Oeste do Pará. A desinterdição se deu, no início da tarde de hoje, depois que eles conversaram com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do programa Luz para Todos. As principais reivindicações dos trabalhadores estavam dirigidas a esses órgãos.

Em nota publicada na manhã de hoje, a Emater/PA garante que o escritório regional do Tapajós estará funcionando no prazo máximo de 30 dias, para atender às demandas dos trabalhadores dos municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis e Trairão. O anúncio foi confirmado pelo coordenador geral da regional do Emater de Santarém, Rosivaldo Colares, que esteve no local e se reuniu com os manifestantes.

Os representantes dos demais órgãos abriram negociação com a coordenação do movimento, que decidiu suspender o bloqueio da rodovia.

No dia 12 de abril, quando o Comitê Gestor do Programa Luz para Todos volta a se reunir, uma delegação dos trabalhadores estará em Belém para acompanhar a votação dos pleitos de interesse dos trabalhadores da região.

COMISSÃO PARLAMENTAR

Na manhã de hoje, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou requerimento de autoria da deputada Josefina Carmo (PMDB) criando uma comissão parlamentar para ir a Itaituba e conhecer os problemas que justificaram o bloqueio da BR-230 e intermediar uma solução negociada do conflito.

Informada da suspensão do movimento, a deputada afirmou que, apesar disso, vai continuar atenta ao andamento das negociações, e que a Alepa estará pronta para agir no sentido de ajudar a buscar solução aos problemas vividos pelos trabalhadores do sudoeste do Pará.

"A comissão parlamentar está criada pela Assembleia Legislativa. A viagem está apenas suspensa. Caso os problemas persistam e os trabalhadores voltem a protestar, este parlamento estará pronto para agir, e iremos a Itaituba se isso for necessário", afirmou Josefina.

Nenhum comentário: