quinta-feira, 24 de março de 2011

ONU: BRASIL MUDA POSIÇÃO E VOTA CONTRA O IRÃ

O Brasil votou, nesta quinta-feira, a favor da criação de um relator especial para investigar as violações de direitos humanos no Irã, um voto que contraria seu histórico de dez anos de votos favoráveis ao país persa.

O Brasil foi um dos 20 países que votaram a favor da proposta do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), segundo confirmou o Ministério de Relações Exteriores à Folha.com.

A criação de um relator especial não é uma condenação direta ao Irã, mas é um dos maiores gestos que o órgão pode tomar para pressionar o governo de um país - com exceção da suspensão.

A diplomacia brasileira justificou seu voto dizendo ainda que o Irã não tem colaborado com a comunidade internacional, como antecipado pela Folha, no começo do mês. O país alega ainda que "a presente resolução é reflexo de uma avaliação compartilhada de que a situação dos direitos humanos no Irã merece a atenção do conselho".

Nos últimos 10 anos, o Brasil se absteve ou votou contra resoluções que condenavam o Irã. Em junho de 2010, o Brasil foi um dos únicos dois votos contra a quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã, que visava a deter seu controverso programa nuclear.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/

Nenhum comentário: