terça-feira, 29 de março de 2011

MAIS UMA GREVE, MAIS UM ANO LETIVO COMPROMETIDO

A briga de surdos e cegos em que se transformou a disputa permanente entre professores públicos e a prefeitura de Belém vai, pela enésima vez, confirmar a sina dos estudantes locais em vítimas dessa guerra insana. Certamente que mais um ano letivo estará comprometido.

Cerca de seis mil trabalhadores do setor de educação no município de Belém farão uma paralisação de advertência na próxima sexta-feira, 1 de abril. O ato marcará o início das negociações salariais deste ano. Os servidores municipais vão se reunir na Praça Santuário, em Nazaré, e devem fazer uma caminhada até o Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura.

Um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Elói Borges, explica que entre as reivindicações dos servidores está o pagamento de perdas salariais históricas, que somam cerca de 20%. Esse percentual se refere a defasagens acumuladas desde a gestão do ex-prefeito Hélio Gueiros. Já há decisão judicial determinando o pagamento das perdas referentes à progressão horizontal, mas a prefeitura alega que ainda depende de peritos para calcular os valores a serem pagos a cada servidor.

Outro ponto da pauta é a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras da Educação, além de reajuste salarial. “A deliberação de nossa assembleia é de que os servidores da educação tenham o mesmo reajuste concedido aos deputados”, diz Borges. No início deste ano, deputados estaduais aprovaram um aumento nos próprios salários em torno de 60%.

A Intersindical, entidade que reúne vários sindicados de servidores públicos, trabalha para que, além dos trabalhadores da educação, outras áreas também participem da paralisação de advertência nesta sexta-feira. Já há informações de que servidores da Funpapa e da saúde também devem participar.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Administração informou que ainda não há informações sobre uma possível reunião entre os servidores e o município, o que poderá ser definido ainda nesta semana.

Fonte: www.diariodopara.com.br e redação do blog

Nenhum comentário: