terça-feira, 15 de março de 2011

JAPÃO: MAIS DE 3 MIL MORTES, QUASE 7 MIL DESAPARECIDOS

Pelo menos 3.373 pessoas morreram e 6.746 estão desaparecidas devido ao terremoto de sexta-feira e o posterior tsumani no nordeste do Japão, segundo as últimas informações divulgadas pelas autoridades locais. Contudo, do total de mortos confirmados, pouco mais de 1.000 foram identificados. Apenas 400 corpos foram entregues a suas famílias, de acordo com a agência de notícias local Kyodo.

As autoridades japonesas estimam que o número final de vítimas será muito maior, pois em alguns municípios afetados pode haver mais vários milhares de vítimas. Ainda não foi localizada a metade dos 17.000 habitantes da cidade de Minamisanriku, na província de Miyagi, embora não se descarte que muitos podem ter se refugiado em localidades próximas.

No litoral de Miyagi, foram encontrados cerca de dois mil corpos, e outros 200 ou 300 cadáveres foram localizados em sua capital, Sendai, mas estes dados não foram incluídos no balanço oficial. Também é desconhecido o paradeiro de oito mil residentes do povoado litorâneo de Otsuchi, na província de Iwate.

Cerca de 100.000 militares japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamentos, continuam atuando na zona devastada na busca por sobreviventes presos sob escombros ou arrastados mar adentro por uma onda gigante que alcançou os dez metros de altura.

Mais de meio milhão de refugiados no litoral oriental da ilha de Honshu estão há quatro dias dormindo sem luz e sem água potável na maior crise sofrida pelo Japão desde a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/

No link abaixo, imagens impressionantes da destruição causada pela tsunami:
http://www.youtube.com/watch?v=5-zfCBCq-8I

Nenhum comentário: