quinta-feira, 17 de março de 2011

DIVISÃO DO PARÁ VOLTA A MOVIMENTAR CÂMARA DOS DEPUTADOS

Prefeitos, vereadores e lideranças políticas do oeste do Pará voltaram a movimentar a Câmara dos Deputados, ontem, em busca de apoio para a aprovação dos dois projetos de decreto legislativo sobre a realização de plebiscitos para a criação dos estados de Carajás e Tapajós (PDC 230/09 e 731/10). O grupo, liderado pelo deputado Lira Maia (DEM), visitou os 223 gabinetes dos novos deputados federais, distribuindo material sobre a viabilidade socioeconômica do projeto de criação dos dois novos estados.

No final da tarde, a comitiva do Tapajós foi recebida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que se comprometeu em – assim que o trabalho junto aos novos deputados e líderes estiver concretizado – colocar a matéria em votação.

“Ficamos otimistas com o primeiro trabalho realizado nesta legislatura, pois tivemos um raio x em relação aos novos parlamentares. As visitas superaram nossas expectativas. Nos próximos dias iremos visitar todos os líderes partidários e, muito provavelmente, teremos condições de votar os plebiscitos brevemente”, ressaltou Lira Maia.

Fonte: www.diariodopara.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Outro dia(teria sido aqui neste blog?), vi pela primeira vez um questionamento sobre a denominação "Estado do Tapajós".

O nome é bonito pois toma emprestado o nome do beloo rio azul. Mas "Pará do Oeste" lhe é superior por mil motivos.

Seu Pedro
seupedro2@yahoo.com.br

Blog do Piteira disse...

Pedro,

não conheço iniciativa anterior à minha, no ano passado, propondo essa denominação ao novo estado a ser criado com a emamncipação do Oeste do Pará.

Sou de Santarém, pesquei e tomei muito banho no Tapajós e, por associação a esse passado e à imponência do Tapajós, não me faltariam razões para defender a ideia inicial de "Estado do Tapajós" (Os próprios coordenadores do movimento, percebendo a resistência ao novo inicial, retiraram-no, preferindo a denominação vaga de "Novo Estado"). Mas o novo estado deverá expressar muito mais que isso, inclusive os sentimentos e expectativas de outras subrregiões.

Além do mais, não temos como nem porque negar nossa vinculação cultural, histórica e afetiva com o Pará. E exatamente por isso defendi, e defendo, a proposta de "Pará d'Oeste".

Vou aproveitar teu comentário e inciar uma sondagem junto aos leitores do blog.

Gande abraço!

Piteira