terça-feira, 15 de março de 2011

CÍRIO DE SÃO FRANCISCO AGORA É PATRIMÔNIO IMATERIAL DO PARÁ

Imagem de São Francisco de Assis, em Monte Alegre, é conduzida em romaria agora reconhecida como parte do patrimônio cultural imaterial do Pará

O tradicional Círio de São Francisco, na cidade de Monte Alegre, no Oeste do Pará, já faz parte do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.

O anúncio foi feito justamente hoje, data de comemoração do 131º aniversário da cidade. O projeto de lei foi de iniciativa da deputada Josefina Carmo (PMDB), aprovado pela Assembleia Legislativa o Pará (Alepa) e sancionado, no dia 10 de março, pelo governador Simão Jatene.

O círio, que geralmente acontece no penúltimo sábado de setembro, mobiliza milhares de romeiros locais e de cidades vizinhas. Ele tem uma parte fluvial, pelo paraná Gurupatuba, que banha a cidade, e uma outra terrestre, percorrendo algumas das ruas da cidade, da Estação Hidroviária à Igreja Matriz do padroeiro.

O Círio de São Francisco, padroeiro dos montealegrenses, é "Um acontecimento que se repete há pelo menos três séculos, uma manifestação religiosa já incorporada à história e aos costumes da comunidade cristã de Monte Alegre. É um patrimônio cultural e religioso que precisa ser preservado e apoiado pelo Poder Público, estimulando seu resgate e estudo histórico e divulgando às novas gerações sua importância para a memória do povo montealegrense", escreveu a deputada ao justificar o seu projeto.

Este é o sexto projeto de lei de Josefina já aprovado pela Alepa e sancionado.

Nenhum comentário: