segunda-feira, 21 de março de 2011

BRASIL PEDE CESSAR-FOGO NA LÍBIA. É O MELHOR CAMINHO?

O governo brasileiro manifestou, hoje, formalmente a expectativa de um cessar-fogo efetivo na Líbia, com o fim dos ataques aéreos e das hostilidades entre grupos rivais no país.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores defende o fim dos ataques e destaca a necessidade de garantir a proteção da população civil e de buscar a paz e o diálogo, evitando o acirramento do conflito entre partidários e opositores do regime de Muammar Khadafi.

“O Brasil reitera sua solidariedade com o povo líbio na busca de uma maior participação na definição do futuro político do país, em ambiente de proteção dos direitos humanos”, diz o texto divulgado na noite de hoje.

A iniciativa brasileira segue o exemplo da Turquia e da Índia, que defendem o cessar-fogo e pedem a Khadafi que entregue o poder como forma de acabar com o impasse e os confrontos na região.

No comunicado, o Itamaraty também reafirma o apoio do Brasil às intervenções da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Comitê ad hoc de Alto Nível estabelecido pela União Africana União Africana, que tentam negociar uma solução para a crise na Líbia.

Fonte: ww.agenciabrasil.ebc.com.br  

PS: Parece-me ingênua essa posição assumida pelo governo brasileiro em relação ao conflito na Líbia.

É claro que Kadhafi não parou as agressões e crimes de guerra: ele foi parado pela reação das forças internacionais.

É claro que ele vai retomar as ações contra os rebeles e a população se os bombardeios sobre suas bases militares cessarem.

É claro que ele não vai entregar o governo nem deixar o país por conta de um cessar-fogo ou por clamores das democracias mundiais.

A rendição incondicional de Kadafi parece-me ser o único caminho para a paz. E que seja levado o tribunal de Haia por conta de seus crimes de guerra.

É minha opinião!

Nenhum comentário: