quinta-feira, 31 de março de 2011

BR-230: LIBERADA EM ITAITUBA, BLOQUEADA EM NOVO REPARTIMENTO

Interditada por 12 horas em Itaituba, na terça-feira passada, em protesto de trabalhadores rurais, a rodovia Transamazônica (BR230) voltará a ser bloqueada, a partir das 10h de hoje, na cidade de Novo Repartimento, por servidores públicos municipais que exigem salários atrasados.

Em Itaituba, no oeste do Estado, o desbloqueio aconteceu depois que líderes do movimento reiniciaram negociações com representantes de órgãos públicos estaduais e federais.

Em Novo Repartimento, no sudeste do Pará, a folha de pagamento foi encaminhada à agência local do Banco do Brasil (BB) no dia 25 passado, mas somente estaria liberado mediante o repasse mensal dos royalties recolhidos pela Eletronorte pela geração de energia elétrica de Tucuruí.

Ocorre que, nesse intervalo, o prefeito do município, Bersajone Moura (PSB), foi afastado do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob a denúncia de abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2008. Empossada no cargo, a prefeita em exercício, Valmira Alves (PR), endereçou ontem ofício à gerência local do BB, determinando a suspensão do pagamento. Uma fonte da administração municipal confirmou, ontem, a ordem de suspensão do pagamento, mas disse que só a prefeita poderia explicar os motivos que a levaram a tomar a decisão. A medida gerou insatisfação entre o funcionalismo e aumentou ainda mais o clima de tensão na cidade.

Ainda em Belém, onde trata com sua assessoria jurídica do encaminhamento de recursos para tentar reaver o mandato, Bersajone Moura confirmou, ontem à noite, a decisão do funcionalismo municipal e de parte da população de bloquear a Transamazônica. Ele disse que estava também prevista uma manifestação em frente ao Fórum da Comarca de Novo Repartimento. Em conversa por telefone com lideranças do movimento, porém, ele disse ter desestimulado a manifestação e obtido a garantia de que o ato seria cancelado. 
Fonte:  www.diariodopara e redação do blog

Nenhum comentário: