domingo, 20 de fevereiro de 2011

RECEITA INVESTIGA FRAUDES FISCAIS NA ALEPA

O esquema de fraudes no setor de pessoal da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) está sendo investigado pela Receita Federal. O alvo é a sonegação fiscal que pode ter ocorrido com o pagamento de salários a funcionários fantasmas e, em especial, a estagiários que não existiam, mas constavam da folha de pagamentos da Casa.

Estima-se que até meados do ano passado, a Alepa tinha cerca de 800 estagiários, mais da metade da soma total de servidores efetivos e ocupantes de cargos em comissão. O número chamou a atenção e levou à expedição, pela Superintendência da Receita em Belém, do Mandado de Procedimento Fiscal (MPF) de número 667. Na prática, o MPF é uma autorização do comando da Receita para que fiscais façam uma espécie de devassa nas contas da casa. A diligência foi autorizada em novembro do ano passado, mas só chegou à Alepa em janeiro. O prazo para o fim dos trabalhos é 10 de março, mas poderá haver prorrogação.

Investigações internas na Alepa, comandadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas, apontam uma série de indícios de fraudes que vinham sendo cometidas, ao longo dos anos, na emissão de contracheques. A ponta do iceberg foi um relatório enviado pelo Banco Santander em Belém, com a relação de servidores que tinham empréstimos consignados (com desconto em folha). A ex-chefe da Secção de Folha de Pagamento do Departamento de Gestão de Pessoas da Alepa, Mônica Alexandra da Costa Pinto, aparecia como tomadora de três empréstimos que somavam R$ 688.044,80. A prestação mensal chegava a mais de R$ 11 mil, superior ao salário dela na Alepa.

O Departamento de Gestão de Pessoas da Alepa solicitou ao banco cópias dos documentos apresentados por Mônica para conseguir os empréstimos e, com base neles, foi solicitada, no dia 24 de novembro do ano passado, a abertura de uma sindicância para investigar possíveis fraudes.

Fonte: www.diariodopara.com.br 

Nenhum comentário: