quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OAB PEDE QUE PGR INVESTIGUE ATOS DO PRESIDENTE DO TCU

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu, nesta quarta-feira, que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, investigue possíveis irregularidades na atuação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.

A entidade também encaminhou ao TCU um ofício pedindo que seja revogada a resolução interna do tribunal que abre espaço para viagens dos ministros aos seus Estados de origem nos finais de semana e feriados.

Os casos foram revelados pela Folha no mês passado. O tribunal não comentou os pedidos da OAB.

A reportagem mostrou que Zymler ministra palestras em entidades e órgãos públicos submetidos à fiscalização do próprio TCU. Entre 2008 e 2010, recebeu ao menos R$ 228 mil pelo serviço.

O presidente do TCU foi relator de seis procedimentos e participou de ao menos cinco julgamentos de processos de interesse dos contratantes.

Para OAB, apesar de a Constituição garantir a livre expressão da atividade intelectual, é preciso analisar se essa "estrita relação" não representa impedimento.

"Ao TCU não deve pairar quaisquer dúvidas a respeito de sua lisura, ética e moralidade na defesa da coisa pública", afirma o presidente da OAB, Ophir Cavalcante.

Nenhum comentário: