domingo, 13 de fevereiro de 2011

MONTE ALEGRE: PRÉ-VESTIBULAR LEVA MAIS 43 ESTUDANTES À UNIVERSIDADE

Estudantes montealegrenses se beneficiam com uma experiência muito bem sucedida

O Curso Pré-Vestibular Gratuito de Monte Alegre, mantido pela prefeitura local, no Oeste do Pará, repetiu o sucesso dos anos anteriores e aprovou mais 43 estudantes nos vestibulares 2011. Desse total, 12 foram aprovados à Universidade do Estado do Pará (Uepa), 21 à Universidade Federal do Pará (Ufpa) e um ao Instituto Federal do Amazonas (Ifam), além de outros seis aprovados em vestibulares para faculdades privadas.

Neste ano, o destaque ficou por conta de candidatos que conseguiram os primeiros lugares para o curso de Educação Física da Uepa: Rafael Cunha dos Santos, primeiro lugar, e Henrique Brito Freitas, o segundo. Sucesso expressivo também alcançou o estudante Cristiano Oliveira da Silva, segundo colocado no curso de Engenharia Química no Ifam.
“Foram mais de duzentos estudantes capacitados para os vestibulares deste ano, além do Enem. Com os resultados alcançados, o Curso Pré-Vestibular Municipal Gratuito cumpriu, mais uma vez, com a finalidade a que se propõe”, afirmou o professor Raimundo Santana, coordenador do curso.

Na avaliação de Santana, “é de se reconhecer o esforço que a administração municipal despende para manter o funcionamento do curso. A recompensa vem com os resultados alcançados com ingressos de nossos jovens nas universidades públicas”. 

O curso pré-vestibular gratuito de Monte Alegre teve início em 2000, na segunda gestão do atual prefeito local, Jardel Vasconcelos (PMDB). O curso é mantido com recursos próprios do município.

“Sei o quanto isso é importante aos nossos estudantes, ainda que esta não seja uma obrigação do município. Sei o quanto a educação superior representa à possibilidade de ascensão social de estudantes oriundos de famílias pobres, por isso a nossa determinação em manter o curso funcionando já há uma década”, afirmou o prefeito, também satisfeito com os resultados deste ano.

A Secretaria Municipal de Educação já iniciou os preparativos para a formação das novas turmas de 2011.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a prefeitura de Monte Alegre que a exemplo da prefeitura de Ananindeua mantêm o projeto pré vestibular gratuito, para estudantes que querem entrar em uma universidade e não tem dinheiro para bancar um cursinho.Em Ananindeua o projeto funciona há 2 anos e já aprovou mais de 100 alunos.Este ano aprovou 59 alunos e dois foram os primeiros lugares nos cursos de Matemática (UEPA) e Licenciatura em Física (UFPA).

Blog do Piteira disse...

Anônimo,

a primeira experiência de pré-vestular público e gratuito que conheço aconteceu na cidade de Itaituba, no extremo oeste do Pará, nos idos dos anos 90. Acho que as primeiras turmas foram criadas em 1998, por iniciativa do então prefeito Edilson Botelho.

Naquele tempo, eu morava e trabalhava na cidade e pude acompanhar a bem sucedida experiência. Tanto que, em 2000, quando me mudei para o município de Monte Alegre, trouxe a experiência e a sugeri ao então prefeito Jardel Vasconcelos, recém eleito para seu segundo mandato.

O sucesso que se repete a cada ano mantém o projeto, que aprova dezenas de estudantes locais, dando a eles a oportunidade de chegar à universidade, uma conquista que, infelizmente, ainda é um privilégio para poucos.

Parabéns a Itaituba!
Parabén a Monte Alegre!
Parabéns a Ananindeua!