segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E A FESTA POPULAR FOI PROIBIDA. UM ABSURDO!

Estranha, esquisita e absurda essa decisão de um conjunto de órgãos públicos de por fim ao tradicional Carnaval realizado na Praça do Carmo, aqui em Belém.

O fato aconteceu, na tarde de ontem, quando policiais civis e militares, com o apoio da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), entre outros órgãos, tomaram a praça do Carmo e a interditaram para o evento carnavalesco que lá iria acontecer, o que já acontece há décadas.

O argumento? O fato de o evento acontecer a cerca de 200 metros da Igreja do Carmo. E só! Mas, por que? O som do surdo, dos abogôs e dos equipamentos elétricos abalaria as estruturas da histórica igreja, ameaçando-a de desabamento? É isso? Se é, que estudo sério já existe a comprovar isso?

Ah, também há a queixa de um grupo de moradores, incomodados com o som do Carnaval! Ou seria com a irreverência dos brincantes?

Todos os que estavam presentes para participar da festa ficaram indignados com a proibição, principalmente os vendedores de bebidas, pois já tinham comprado todo o material necessário para fazer a venda e ficarão no prejuízo. Mas não apenas ou principalmente estes, ora! Estes são figurantes de uma festa popular e já tradicional.

O cantor e artista popular Eloi Iglesias, um dos organizadores do evento, ficou revoltado com a proibição. “O evento não era ilegal, tínhamos autorização para realizá-lo e acontece essa proibição”, reclamou, coberto de razão.

Em protesto, a banda de Eloi deixou a praça do Carmo no trio elétrico, tocando a "Marcha Fúnebre", seguido por várias pessoas que foram ao local para participar da festa. “Vamos para a praça Dom Pedro, outro ponto do Carnaval da Cidade Velha, para unirmos força com a sociedade e impedir a proibição dessa festa que já faz parte da cultura paraense”, explicou.

Um absurdo, simplesmente!

PS: Já pensou se no Recife, Olinda ou Salvador, onde o Carnaval acontece em áreas históricas, com centenas de prédios e logradouros públicos tombados pelo patrimônio público (nem sei se o daqui o é), e que atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros, gerando emprego e renda para outros milhares de brasileiros, as "otoridades" de lá tivessem essa mesma absurda ideia?

Afinal, PM, PC, Dema, Secon e DRCO, qual a razão real para o ato descabido e até agora injustificável para o ato de vocês, ontem? Ninguém entendeu. Aliás, o que a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado fazia na operação?

Que nenhum leitor estranhe tanta pergunta neste texto. É que, diante de fato lastimável e amplamente injustificável, resta-nos as perguntas, no esforço de entendê-lo.

Fonte: Redação do blog, com informações do www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: