segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COSANPA: METADE DA ÁGUA PRODUZIDA É DESPERDIÇADA

De toda a água tratada pela Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosanpa), metade é desperdiçada. Por mês, a Cosanpa distribui 12,5 bilhões de litros para o Estado. O desperdício é de 6,25 bilhões de litros mensais. Da produção total, 8,3 bilhões de litros por mês (66,4%) são distribuídos para a Região Metropolitana de Belém, com uma perda de 4,15 bilhões de litros. Não há como estimar financeiramente os prejuízos.

Parte da culpa é atribuída à população, que não se preocupa em economizar ou furta água da rede. Outra parte se deve a uma rede de abastecimento sucateada, suja, contaminada e cheia de vazamentos. A ONU (Organização das Nações Unidas) estabelece que cada pessoa tem direito a 200 litros de água por dia. A produção diária da Cosanpa é de cerca de 416.666.666 litros. Essa quantidade seria suficiente apenas para 2.083.333 pessoas (27,45% da população do Pará, de 7.588.078 habitantes).

Mas com um desperdício de 50%, pouco mais de um milhão de pessoas teriam a quantidade diária de água a que têm direito. A maioria dessas pessoas não usa essa quantidade. Muitas nem sequer têm acesso. A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ), aponta que 51% dos lares paraenses têm acesso à rede de abastecimento de água.


Fonte: http://www.portalorm.com.br/

Nenhum comentário: