segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BLOG DO JUBAL: VALMIR CLIMACO AFASTADO DA PREFEITURA DE ITAITUBA

Segundo o Blog do Jubal (http://jubalcabralfilho.blogspot.com/), o prefeito de Itaituba, no Oeste do Pará, Valmir Clmaco (PMD), está afastado do cargo. Veja o post:

"O juiz Francisco Jorge Gemaque Coimbra, a partir de um pedido do Ministério Público local, preventivamente determinou o afastamento de Valmir Climaco de Aguiar do cargo de prefeito municipal , por um prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

Através de despacho determina, liminarmente (liminar aqui é entendida como momento processual), que seja feito "o AFASTAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO SR. PREFEITO MUNICIPAL, Sr. Valmir Climaco de Aguiar, DO EXERCÍCIO DO CARGO, sem prejuízo de seu subsídio mensal, devendo assumir o substituto legal, que é, em tese, o Vice-Prefeito, salvo impedimento de ordem material ou legal".

Segundo os advogados consultados, não há nenhum impedimento material ou legal para que oVice-Prefeito não assuma o cargo, uma vez que o julgamento de seu processo de cassação ainda não foi transitado em julgado.

Portanto as especulações ou correria dos postulantes para que haja uma assunção não programada é como um "risco n'água".

Os trabalhos na prefeitura continuam normalmente até que haja contra-ordens neste sentido".

PS: O prefeito Valmir Climaco (PMDB) foi afastado sob a acusação de corrupção. Ele é o personagem principal em uma Ação Civil Pública movida pelo promotor Maurim Lameira Vergolino, da 2ª Promotoria da Comarca Local.

A ação é resultado de uma seqüência de investigações que vinham sendo feitas desde a primeira quinzena do mês passado, quando foram feitas diversas denúncias, principalmente por parte de mototaxistas ligados a cooperativas, um sindicato e uma associação que representa a categoria no município.

O prefeito, agora afastado, foi apontado como mandante da liberação de veículos irregulares que foram apreendidos em fiscalizações realizadas pela Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtri). A primeira denúncia foi feita pelo diretor de Circunscrição da Comtri, Edílson Oliveira, e reforçada por declarações do diretor da Coordenadoria, Benecleide de Sousa Batista, e do agente Jorge Augusto Silva Santos. Ambos foram afastados por decisão do prefeito Valmir Climaco, que já anunciou ter substitutos para ambos.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: