domingo, 16 de janeiro de 2011

SALINAS JÁ VIVE A EXPECTATIVA DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO

A possível instalação de uma plataforma para pesquisas relativas a petróleo na costa do Pará, mais especificamente próxima a Salinópolis, ainda não é uma realidade, mas é esperada com expectativa pela prefeitura do município, que prevê um crescimento de receita e investimentos significativos na estrutura do balneário, caso a bacia petrolífera seja efetivada.

“Já existem indícios concretos. Seis meses atrás, vieram engenheiros da Petrobras para anunciar que iniciariam as pesquisas na costa próximo de Salinópolis e Bragança”, diz o secretário de Administração de Salinópolis, César Castro.

A Petrobras já teria iniciado as construções de plataformas com estrutura básica para coleta de análises. Há seis meses embarcações com sismógrafo, aparelho utilizado para detectar a possibilidade de petróleo em uma determinada área, indicaram a existência de uma bacia petrolífera a cerca de 200 km na costa nordeste do Pará. A empresa estaria avaliando a qualidade do petróleo. A montagem da plataforma para retirada deve durar de três a quatro anos.

Salinópolis espera por resultados positivos. Um efeito imediato já se fez notar. A Universidade Federal do Pará já anunciou a implantação de um polo universitário avançado voltado para a área tecnológica. A meta inicial é ofertar cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, e Engenharia Oceânica, bem como um curso profissionalizante de Pesca. O projeto conta com o apoio da prefeitura de Salinópolis, que doou um terreno de 10 hectares para a UFPA montar a base.

Fonte: www.diariodopara.com.br 

Nenhum comentário: