domingo, 16 de janeiro de 2011

FERROVIA SANTARÉM-CUIABÁ CONTINUARÁ NA GAVETA DE DILMA

Lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff institui o Sistema Nacional de Viação que, entre outras obras, prevê a construção de duas ferrovias no Pará: a EF-170, ligando Santarém a Cuiabá, e a EF-151, a Ferrovia Norte-Sul, que já está parcialmente em operação.

A lei sancionada, no entanto, não estabelece um plano de investimento, sendo apenas uma indicação, "pois se constitui em um instrumento de política pública indicativo e não obrigatório", é o que informa assessoria do Ministério dos Transportes. Seja lá o que isso significa, o projeto já idoso de quase 170 anos, continuará na gaveta até uma decisão de governo.

A Santarém-Cuiabá seguiria (ou seguirá) um traçado mais ou menos paralelo à rodovia BR-163, outra promessa tão antiga quanto o lugar que a Amazônia ocupa na cabeçados dirigentes do Brasil.

O primeiro "projeto" de que se tem notícia, de construir uma estrada ligando o Centro do Brasil à Bacia Amazônica, data de 1851, quando Augusto Leverger, Barão de Melgaço, na qualidade de presidente da Província de Mato Grosso, informou ao Imperador Pedro II sobre o traçado de uma ferrovia que se propusera estudar o Imperial Corpo de Engenharia, para comunicar os dois pontos do território brasileiro, a partir das vilas de Santarém e de Cuiabá.

Quantos séculos ainda levará?


Fonte: http://blogmanueldutra.blogspot.com/

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