segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

UMA MEDIDA RADICAL

Interessante o projeto de lei proposto pelo senador brasiliense Cristóvam Buarque (PDT), que tramita no Senado. Se transformado em lei, todos os agentes políticos ocupantes de cargos eletivos - vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, presidente da república - seriam obrigados a matricular seus filhos em escolas públicas. Eles dariam o bom exemplo e, diante da realidade nua e crua do ensino que teriam seus filhos, certamente que se empenhariam por mudar a situação. 

Na verdade, ele é meio apelativo, talvez inconstitucional. Mas, se pensarmos no caos que é a educação pública brasileira, talvez fosse esse o caminho mais rápido para a educação ser tratada realmente como prioridade das prioridades públicas, recebendo todas as atenções que merece.

Mas ainda falta uma outra lei: tornar eternamente inelegível, banido da vida pública, todo e qualquer gestor pilhado desviando recursos da educação, com a desapropriação dos seus bens adquiridos com recurso obtido de forma ilegal.

Acho que devemos apoiar esse projeto do senador Cristóvam Buarque, ainda que seja de difícil aprovação pelos mais bem pagos parlamentares do mundo.

Nenhum comentário: