segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SECA CASTIGA MUNICÍPIOS DO OESTE DO PARÁ

Enormes bancos de areia interditam grandes trechos do Tapajós à navegação. As comunciades ribeirinhas já sofrem com a dificuldade de alimentos

Vários municípios do oeste paraense estão sendo castigados pela seca, considerada uma das mais acentuadas dos últimos anos. Em Santarém, as autoridades do município realizaram audiências na Câmara Municipal para discutir medidas para enfrentar o problema. O fenômeno preocupa os moradores da cidade, já que em 2009 foi registrada uma das maiores cheias do rio Tapajós, contrastando com a realidade deste ano, quando o assoreamento dos rios e igarapés estão deixando a região em estado de emergência.


Em Santarém, as áreas mais atingidas são Arapixuna, Arapiuns, Tapajós e Lago Grande. O peixe, a principal fonte de alimentação do ribeirinho, já começa a faltar. Neste ano, o nível do rio Tapajós é bem maior comparado ao ano anterior. Em outubro do ano passado, o nível era de 2,10 metros e caiu para 1,28 metro. No caso de Itaituba, algumas áreas da cidade estão sofrendo com a longa estiagem. O município de Aveiro, vizinho a Itaituba, é um dos mais castigados pela seca do rio Tapajós, sendo que a estiagem deste ano foi uma das maiores já registradas desde a década de 1980.


Na mesorregião do Tapajós, Aveiro e Itaituba são os municípios mais castigados pelo período seco. Em Aveiro, 49 comunidades foram muito afetadas. A Defesa Civil local informou que a estiagem de 2010 superou até mesmo a de 2005, considerada uma das mais acentuadas na região. Há casos dramáticos registrados nas comunidades do Apacê, Pinhel e Tumbira que ficaram isoladas por via fluvial, prejudicando até mesmo o deslocamento dos estudantes para as escolas e as ações na área da saúde. Isso levou a prefeitura a baixar decreto de situação de emergência, no dia 13 de outubro.

Fonte: http://www.portalorm.com.br/

Nenhum comentário: