domingo, 14 de novembro de 2010

OBRAS DO AHE BELO MONTE VÃO ATRASAR

O início das obras da usina hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu (PA), deve ficar para 2011, frustrando os planos do consórcio Norte Energia, responsável pelo empreendimento. O consórcio ainda não formalizou o pedido de Licença de Instalação ao Ibama, que permite a preparação do canteiro de obras. Nesta semana, o Ministério Público Federal no Pará enviou ao Ibama recomendação para que não emita nova licença ambiental enquanto não forem atendidas as 40 condicionantes da Licença Prévia. Segundo Felício Pontes Jr., procurador da República no Pará, quase nada saiu do papel. Apesar do prazo curto, o consórcio informou que continua a trabalhar com a meta de iniciar as obras neste ano.


O início das obras da usina hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu (PA), deverá ficar para o ano que vem, contrariando os planos do consórcio Norte Energia, responsável pela obra. Em agosto, na ocasião da assinatura do contrato de concessão, o presidente do consórcio, Carlos Nascimento, afirmou que a empresa tinha preparado aporte de R$ 560 milhões para tocar as operações ainda em 2010.


Até o momento, no entanto, o consórcio ainda não formalizou o pedido de Licença de Instalação ao Ibama, o que permite a preparação do canteiro de obras. A última autorização concedida pelo Ibama foi o direito de "Abertura de Picada" na mata, em julho. O que dificulta a execução do cronograma do Norte Energia é o atendimento às condições impostas pela licença prévia adquirida pelo consórcio para tocar o projeto.


Na lista da Licença Prévia, que autorizou o leilão da usina em abril, estão 40 condicionantes. Segundo Felício Pontes Júnior, procurador da República no Pará, quase nada saiu do papel. "Na questão indígena, por exemplo, que prevê a retirada de invasores não índios de terras indígenas, nada foi feito", diz. "As obras de escolas, postos de saúde e de saneamento previstas para Altamira nem começaram."

Fonte: http://www.valoreconomico.com.br/

Nenhum comentário: