domingo, 28 de novembro de 2010

O PARÁ É O TERCEIRO NO MAPA DA FOME

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última sexta-feira, mais um preocupante índice sobre a realidade social do Pará: o grau de insegurança alimentar da população paraense está entre os piores do Brasil, ficando atrás apenas dos baixos níveis do Maranhão (31,2) e do Ceará (23,9). O Pará e o Piauí estão em terceiro lugar, com 22,7%, quando se leva em consideração as formas mais agressivas da insegurança alimentar.


Os dados constam no suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009 sobre Segurança Alimentar. A média brasileira daquilo que se chama de ideal para o país, a Segurança Alimentar, ou seja, quando os moradores do domicílio têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, é de 69,8%. No Pará, este índice é de 56,8%.


Mesmo sendo o Pará um estado farto em riquezas minerais e em recursos hídricos, em 11,8% dos domicílios há privação de alimentos, ou seja, as pessoas responderam que chegaram a passar fome recentemente. Em outros 10,9% dos lares paraenses pesquisados, os moradores responderam que não tiveram dinheiro suficiente para comprar os alimentos necessários para a família.


Em 2009, pouco mais da metade da população do Pará (56,8%) informou que havia tido acesso à quantidade e qualidade suficiente de alimentos. No entanto, em 43,2% dos domicílios, os moradores responderam que não havia alimentação saudável e em quantidade suficiente assegurada.

Fonte: http://www.diariodopara.com.br/

PS: E o que fez, nesse período, o governo cuja "maior obra" foi "cuidar das pessoas". Infelizmente, a crueza dos fatos está desmentido toda a caricata propaganda oficial.

No Pará  no Brasil.

Nenhum comentário: