quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ENTIDADES INSISTEM EM DENÚNCIAS CONTRA BELO MONTE

Entidades ambientalistas e de direitos humanas enviaram, hoje, à Organização dos Estados Americanos (OEA) um documento denunciando o que consideram ser irregularidades na licitação e no processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Pará.


Na denúncia, os ativistas pedem que a OEA exija esclarecimentos do governo brasileiro e se manifeste pela suspensão imediata do licenciamento ambiental da obra, vetando o início da construção da hidrelétrica.


As organizações argumentam que, em nome da usina, o governo deixou de lado direitos fundamentais das comunidades tradicionais da região do Xingu e que a hidrelétrica ameaça “a segurança alimentar, o meio ambiente e o acesso à agua potável”.


Entre as áreas ameaçadas por Belo Monte, de acordo com as entidades, estão as comunidades Arroz Cru, Arara da Volta Grande, Juruna do km 17 e Ramal das Penas, todas às margens do Rio Xingu. Os ativistas alegam que há risco de epidemias e do aumento da pobreza na região, por causa do fluxo migratório de trabalhadores que serão atraídos pela obra.


“Apesar da gravidade e irreversibilidade dos impactos da obra para as comunidades locais, não foram realizadas as medidas adequadas para garantir a proteção dos direitos e do meio ambiente”, dizem.


Entre as entidades que assinam o documento estão o Movimento Xingu Vivo para Sempre, a Justiça Global, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Associação Interamericana de Defesa do Ambiente.


Belo Monte deve alagar uma área de 516 quilômetros quadrados. O que preocupa os ambientalistas não é o tamanho do lago – considerado pequeno – mas o desvio do curso do rio, que poderá deixar seca a região conhecida como Volta Grande do Xingu.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/

PS: Ecoloucos engomadinhos insistem em denúncias contra o AHE Belo Monte que deveriam discutir durante as audiência públicas convocadas pelo Ibama, mas que boicotaram de forma infantil, como fizeram na última das audiências, que aconteceu no Centur, em Belém, no dia 15 de setembro do ano passado.

Como não conseguiram convencer ninguém nas três audiências anteriores, realizadas em municípios do Xingu, eles vieram para a última, em Belém, determinados a impedir que esta acontecesse. Como também não conseguiram esse intento, abandonaram o evento, atendendo ordem de comando dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Agiram mal, de forma irresponsável. E agora querem mudar as regras do jogo depois que o jogo já começou, recorrendo a organismo internacional. Isso não pode!

Que venha o AHE Belo Monte!!

Nenhum comentário: