segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EMPRESÁRIOS E SINDICALISTAS PREPARAM REPÚDIO À VOLTA DA CPMF

Empresários e líderes da sociedade civil preparam manifesto contrário à recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em articulação pelo presidente Lula e membros do futuro governo. Quem sai puxando o movimento é a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ato de repúdio à CPMF e seus idealizadores será o dia 3 de dezembro.

No Pará, a coordenação do movimento está sob responsabilidade da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos da Região Norte (Fitimn).

O protesto acontecerá durante ato a ser realizado na noite do dia 3 de dezembro, no auditório da Fiepa, com a presença de empresários, sindicalistas, parlamentares e representante da sociedade civil.

Eles elaboram um série de eventos que visam sensibilizar e mobilizar a sociedade contra a recriação da CPMF.

Os organizadores justificam a necessidade do evento pelo erro que representa, para a economia e para a sociedade, a recriação do imposto. "Nossa carga tributária é um absurdo, pagamos impostos como ninguém no mundo. Sobrecarregar ainda mais nossa economia representará diminuir a competitividade de nossos produtos no mercado externo. Como consequência, poderemos ter redução da nossa atividade econômica, recessão e desemprego", argumentou Sulivan Santa Brígida, presidente da Fitimn.

Sulivan também lembra que, durante o tempo em que a CPMF esteve em vigor, não se viu o sistema público de saúde oferecer melhores serviços à população. "Nos últimos três anos, o aumento de arrecadação de impostos representou valores de duas CPMF's, e nem por isso se viu a aplicação de mais recursos na saúde", afirmou, contestando a argumentação de volta do imposto para financiar a saúde pública.

Na quarta-feira, eles voltam a se reunir para fechar a programação local de eventos em repúdio a CPMF.

Nenhum comentário: