domingo, 17 de outubro de 2010

SEMA AUTORIZA EXTRAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Pará autorizou a exploração de uma área de floresta numa fazenda em Oeiras do Pará (PA), no entorno da Reserva Extrativista Arióca-Pruanã, mesmo sem a anuência do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), apontam documentos obtidos pelo Globo Amazônia.


A Sema recebeu em 12 de julho um ofício assinado pelo coordenador regional do ICMBio, Fabiano Costa, pedindo que o plano de manejo (exploração seletiva para evitar a deterioração da mata) submetido pelo dono da fazenda em questão fosse rejeitado.


O motivo alegado por Costa no documento é que o instituto fizera uma vistoria no local e encontrara árvores marcadas para derrubada em áreas de proteção permanente (APPs), regiões do terreno que precisam ser preservadas por serem próximas a rios.


A atividade madeireira na área de drenagem do terreno poderia afetar a unidade de conservação próxima, de acordo com levantamento do instituto. A carta é direcionada ao secretário do Meio Ambiente do Pará, Aníbal Picanço.


Ainda assim, a Sema deu permissão para a exploração na fazenda sete dias após o recebimento do alerta do ICMBio, autorizando a retirada de 61 mil metros cúbicos de madeira em tora dos 2.2 km² da fazenda.


A secretaria estadual é responsável por licenciar os manejos florestais no Pará, mas, por estar a fazenda menos de 10 km de uma reserva extrativista, o ICMBio, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pelas unidades de conservação federais, precisaria dar sua aprovação neste caso.

Fonte: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/

Nenhum comentário: