sábado, 16 de outubro de 2010

PESQUISADORES DIVULGAM INFORMAÇÕES SOBRE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA CALHA NORTE

Com 4,2 milhões de hectares, a Esec Grão Pará (área em verde claro), uma unidade de proteção integral, recebe as primeiras pesquisas

Pesquisadores do Pará divulgaram, nesta semana, informações coletadas em três expedições que exploraram pela primeira vez uma área com biodiversidade até então desconhecida no estado. Em viagens feitas em 2008 e 2009, cientistas de diversas áreas encontraram espécies novas, raras ou ameaçadas na Estação Ecológica (Esec) Grão Pará, no noroeste do estado.


Segundo o Alexandre Aleixo, ornitólogo do Museus Paraense Emílio Goeldi e coordenador das três expedições, a unidade de conservação nunca havia sido estudada antes, principalmente por conta da dificuldade de acesso à região.


A Esec Grão Pará foi criada no fim de 2006 e tem uma área equivalente ao tamanho do estado do Rio de Janeiro. A unidade abrange os municípios de Oriximiná, Óbidos, Alenquer e Monte Alegre e faz divisa com outras áreas de conservação, como reservas indígenas.


Durante as expedições de conhecimento, os pesquisadores registraram ao menos 689 espécies animais e 778 vegetais. No total, foram observadas 143 espécies de peixes, 355 de aves, 62 de anfíbios, 68 de répteis e 61 de mamíferos, segundo os pesquisadores.
 Para ler mais, http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias

Nenhum comentário: