terça-feira, 28 de setembro de 2010

DATAFOLHA: AUMENTA A CHANCE DE 2º TURNO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, pode ir para o segundo turno das eleições, conforme a última pesquisa Datafolha, realizada no dia 27 deste mês. Dilma tem 51% dos votos válidos (excluindo votos em brancos e nulos). Levando em conta a margem de erro de 2 pontos percentuais do levantamento, ela oscilaria de 49%, o que a levaria a enfrentar as urnas em uma segunda rodada de votação, a 53%, que lhe daria a vitória logo no primeiro pleito.


O candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, obteve 32% dos votos válidos e Marina Silva, que concorre pelo PV à Presidência da República, 16%.


O Datafolha apontou queda ou oscilação negativa para Dilma em todos os estratos da população, nos cortes por sexo e por renda bem como nos cortes por região, escolaridade e idade.


A candidata do PT vem perdendo votos, segundo a pesquisa, desde a segunda semana de setembro, quando o caso de tráfico de influência na Casa Civil provocou a demissão de Erenice Guerra, titular da pasta.


Depois de registrar 49% das intenções de voto, Dilma ficou agora com 46% das preferências do eleitorado. Serra possui 28%, mesmo percentual do levantamento de 21 e 22 deste mês.


Em um eventual segundo turno, a candidata do PT receberia 52% das intenções de voto e seu adversário tucano, 39%.


O Datafolha ouviu 3.180 eleitores no dia 27 de setembro em 202 municípios brasileiros.

Nenhum comentário: