quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DÍVIDAS DEIXADAS POR JORGE BRAGA PÕEM MONTE ALEGRE NO SERASA

"Papagaios" deixados pelo ex-prefeito causaram inscrição de Monte Alegre na lista do Serasa. Mais problemas para o Município

Mais uma vez, dias nada bons se avizinham para Monte Alegre, município localizado na margem esquerda do rio Amazonas, na região Oeste do Pará. E as consequências, como sempre, serão mais sentidas pelo segmento da população que mais precisa dos serviços públicos. Este é mais um caso da amaldiçoada herança deixada pelo ex-prefeito Jorge Braga, hoje no PR, para a atual administração.

Se não bastasse todo o ano de 2009, em que esteve inadimplente e impedido de contratar com os governos estadual e federal, justamente por conta de "papagaios" deixados por Jorge Braga, o Município volta a constar do cadastro do Serasa, desta vez por iniciativa da empresa Art Luz Ltda, que vendeu à Prefeitura de Monte Alegre e levou calote.

Em 2007, através do processo licitatório nº 001/2007, Jorge Braga determinou compras na Art Luz no valor total de R$ 74.074,15, conforme constam das notas fiscais de nº 26.271 e 27.424. Foram comprados materiais elétricos e outros equipamentos para o sistema de iluminação pública da cidade de Monte Alegre.

Ao realizar licitação para adquirir um bem ou serviço, a Prefeitura admite que tem recurso para fazê-lo. Se não, age de má fé pública e incorre em crime responsabilidade. É o que parece ser mais este ato de Jorge Braga quando prefeito.

E, por constar do cadastro do Serasa, o Município fica impedido de receber recursos extras dos governos estadual e federal. Segundo fonte da administração municipal, o primeiro prejuízo será o impedimento de acesso a recursos do Pró-Vias, programa do governo federal que financia a aquisição de máquinas e equipamentos para recuperação de ruas, estradas e vicinais - um dinheiro que viria em boa hora para atender necessidades urgentes do Município.

Segundo a mesma fonte oficial, o processo de credenciamento de Monte Alegre no Pró-Vias já está bem adiantado, mas tudo poderá vir a se perder. Os advogados da Prefeitura estão empenhados em se livrar de mais este "papagaio" deixado pelo ex-prefeito, mas admitem que correm contra o tempo. Outros prejuízos ainda poderão vir.

Ao sair da prefeitura de Monte Alegre pela porta dos fundos, Jorge Braga deixou dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), ao Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev), ao Instituto de Assistência aos Servidores do Estado (Iasep) e à Rede Celpa. Só com estas instituições, a dívida foi de mais de R$ 7 milhões, que a atual administração renegociou e vem pagando regularmente.

No ano passado, o Município viveu drama semelhante, quando a empresa Ipiranga Combustíveis pediu a inscrição da Prefeitura no Serasa, também por calote dado pelo ex-prefeito Jorge Braga. No ano anterior, o então prefeito adquiriu da Ipiranga material para a produção de asfalto que seria usado em vias públicas do bairro de Terra Amarela. Comprou, não pagou, a obra não saiu, os moradores ficaram tiririca da vida e o Município acabou inadimplente.

Espera-se que, também desta vez, os advogados do Município consigam retirar o nome da Prefeitura da lista suja do Serasa.

O mais revoltante em tudo isso é que Jorge Braga continua impune: nada ainda foi feito pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal ou pela Justiça por conta de tantos crimes cometidos por ele à frente do Município. Muito pelo contrário: acabou premiado pelo governo Ana Júlia.

Explica-se: além de funcionário fantasma da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), pois não trabalha em lugar algum, ainda foi premiado com um novo contrato, agora pela Secretaria de Estado de Educação Pública (Seduc), para dar aula na Escola de Trabalho do Estado do Pará (Etepa), em Monte Alegre.

Aviso aos navegantes: "O premiado" está em Monte Alegre pedindo votos para a governadora Ana Júlia, o deputado federal Lúcio Vale e o deputado estadual Júnior Hage.

O deputado Lúcio Vale (PR), que tem serviço prestado a Monte Alegre, não merece tal companhia! Poderá colher ventania.
Antes de publicar este texto, o blog tentou contato com o ex-pefeito através do telefone 93-9128-5780, sem sucesso, para ouvir sua versão do fato. Este espaço está aberto às explicações do ex-alcaide.

Nenhum comentário: