sábado, 29 de maio de 2010

JADER E NERY ENTRE OS POLÍTICOS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL

A lista com os cem políticos mais importantes do Brasil foi divulgada, ontem, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Na lista dos “Cabeças” do Congresso Naciona,l aparecem o deputado Jader Barbalho (PMDB), citado desde a criação da lista, e o senador José Nery (PSol). Os deputados Vic Pires (DEM) e Paulo Rocha (PT) são citados como parlamentares em “ascensão”. Entre os cem “Cabeças” do Congresso - deputados e senadores mais influentes na condução do processo decisório brasileiro - estão 71 deputados e 29 senadores.

De acordo com o estudo, os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, e o PMDB, com 17. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 14 nomes.

O coordenador da publicação, Antônio Augusto de Queiroz, explica que são utilizados critérios quantitativos e qualitativos para classificação dos parlamentares “Cabeças” do Congresso.

Primeiro, o institucional, que avalia o posto que ocupa na Casa, como líder, presidente de comissão, frente parlamentar ou integrante da Mesa Diretora. O segundo é o reputacional - como é visto pelos colegas, consultores legislativos e analistas políticos.

O terceiro é o fator decisional, que estuda o comportamento do parlamentar, a capacidade de liderar e influenciar escolhas.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: